O influenciador Carlinhos Maia, de 33 anos, usou as redes sociais para criticar a decisão da Justiça do Mato Grosso, que o condenou ao pagamento de R$ 200 mil por danos morais ao Luiz Antônio dos Santos, de 31 anos. O caso envolve a publicação, em 2023, de uma imagem do homem, que possui uma condição congênita rara, usada por Maia para se comparar após uma cirurgia.
“A Justiça do Mato Grosso está me pedindo R$ 200 mil. Acho isso um absurdo. Eu doaria até mais para uma instituição do Mato Grosso ou qualquer outra causa,” declarou o influenciador, que soma 34,7 milhões de seguidores.
Maia justificou a publicação afirmando que, na época, a imagem circulava como um meme na internet e que não sabia se o retratado era brasileiro ou estrangeiro. “Repostei. Logo em seguida apaguei e pedi desculpas, porque entendi que era uma questão congênita. A imagem desse rapaz é de domínio público, por estar na internet há muitos anos,” explicou em seus Stories no Instagram.
O humorista disse que já acionou seus advogados para recorrer da decisão, classificando o valor da indenização como desproporcional. “Não é que eu peguei a imagem do rapaz e coloquei para fazer chacota. Não foi nada do tipo. Estava me referindo a mim mesmo,” afirmou.
Apesar de discordar do valor, Carlinhos também afirmou que, caso a Justiça não reduza a multa, ele cumprirá a decisão. “Se não tiver jeito, eu vou pagar. Mas não concordo com o valor,” concluiu, ressaltando que sua intenção nunca foi transformar a condição do homem em motivo de piada.