O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira (9) que irá devolver R$ 292,6 milhões a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O valor se refere a mensalidades descontadas indevidamente em abril, mesmo após o governo ter determinado o bloqueio dessas cobranças.
De acordo com o INSS, os descontos — referentes a associações e sindicatos — foram aplicados porque a folha de pagamento de abril já havia sido processada antes da entrada em vigor da medida que suspendia essas cobranças.
A devolução ocorre em meio às investigações da Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). A operação revelou um possível esquema de desvios em aposentadorias e pensões, que pode ter movimentado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
As investigações apontaram que diversos aposentados e pensionistas tiveram valores descontados em nome de entidades e sindicatos sem qualquer autorização prévia. Esses valores eram repassados mensalmente a organizações que, em muitos casos, sequer prestavam serviços efetivos aos segurados.