A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (15), uma operação conjunta com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), com o objetivo de apurar denúncias de promoção ilegal de migração na capital amazonense.
A investigação começou após o Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS-AM) receber uma denúncia feita por uma imigrante venezuelana. Segundo o relato, migrantes teriam sido aliciados com falsas promessas de trabalho em Pacaraima (RR) e posteriormente levados para Manaus (AM), onde ficaram hospedados em abrigos com péssimas condições.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em locais ligados à denúncia. Um dos abrigos foi interditado pela Vigilância Sanitária após constatação de condições degradantes.
No total, 17 migrantes que viviam no local foram resgatados e encaminhados para instituições estaduais de acolhimento, onde receberão assistência e apoio social. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar os responsáveis pelo esquema.