
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quinta-feira (5) ter transferido R$ 2 milhões ao filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que reside nos Estados Unidos. A declaração foi dada após depoimento à Polícia Federal, no âmbito de um inquérito que investiga a atuação de Eduardo no exterior.
Segundo Bolsonaro, o valor foi enviado via Pix em maio deste ano para custear as despesas do filho e de seus dois netos. “Botei um dinheiro na conta dele. Bastante até. E ele está levando a vida dele. Dinheiro limpo, legal, Pix”, afirmou o ex-presidente. Ele ressaltou que o montante faz parte dos R$ 17,2 milhões recebidos por meio de doações via Pix em sua conta pessoal nos primeiros seis meses de 2023.
Eduardo Bolsonaro é alvo de investigação por supostamente buscar apoio do governo norte-americano para impor sanções a autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) alega que tais ações visam embaraçar o andamento de processos judiciais contra seu pai.
Bolsonaro negou que o filho esteja promovendo lobby por sanções e afirmou que as possíveis medidas contra Moraes decorrem de ações do próprio ministro. “Não existe sancionamento de qualquer autoridade, aqui ou no mundo, por lobby, é tudo por fatos”, declarou.
O ex-presidente também voltou a se dizer vítima de perseguição judicial, comparando sua situação à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Operação Lava Jato. “A perseguição continua”, disse Bolsonaro.
O inquérito é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes e apura possíveis crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Eduardo Bolsonaro, que está licenciado do cargo desde fevereiro, poderá prestar esclarecimentos por escrito.
A defesa de Bolsonaro afirmou que o ex-presidente está colaborando com as investigações e que não há irregularidades nas transferências realizadas ao filho.