26 julho 2025

Caravana pela BR-364: Deputado Edvaldo Magalhães Detalha Soluções para a Rodovia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta quinta-feira, 5 de junho, o deputado Edvaldo Magalhães participou da Caravana pela BR-364, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo senadores e deputados estaduais. Durante a caravana, o deputado abordou a situação precária da BR-364, que anualmente recebe investimentos para manutenção, mas persiste em um estado “decadente”, resultando em viagens que podem durar de 10 a 11 horas para chegar a Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Edvaldo Magalhães destacou que são necessárias duas atitudes essenciais para resolver o problema da BR-364:

Mutirão Político: O deputado enfatizou a necessidade de unir todas as forças políticas para garantir os recursos financeiros necessários. Ele salientou que, sem o investimento adequado, a BR não será recuperada.

Pé no Chão e Estratégia de Reconstrução: Magalhães explicou que a BR-364 ficou completamente destruída devido a três anos e meio sem manutenção, o que torna a reconstrução cara e demorada. Ele mencionou o uso de macadame hidráulico, uma tecnologia que oferece qualidade para o acesso, mas que levará três verões para reconstruir mais de 200 quilômetros. Esse trabalho ainda não foi contratado, projetando-se para os verões de 2026, 2027 e 2028.

Até que a reconstrução seja concluída, o deputado ressaltou a importância de uma política permanente de manutenção e tapa-buracos. Ele descreveu esse trabalho como intensivo no verão e com a necessidade de equipes emergenciais no inverno, devendo ser repetido anualmente até que os trechos reconstruídos estejam prontos. Edvaldo Magalhães concluiu que não há outra forma de tratar a BR-364, cujo traçado atravessa rios e igarapés na região amazônica, e que são necessários investimentos perenes tanto na reconstrução quanto na manutenção anual para garantir o tráfego.

- Publicidade -

Veja Mais