22 julho 2025

Fábricas de centrífugas nucleares são destruídas no Irã por ataques israelenses, confirma AIEA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão vinculado à ONU, confirmou nesta quarta-feira (18) que duas fábricas ligadas ao programa nuclear do Irã foram destruídas por ataques aéreos realizados por Israel. Os alvos produziam centrífugas — equipamentos essenciais para o enriquecimento de urânio.

De acordo com a AIEA, os ataques atingiram instalações em Teerã, capital do país, e na cidade de Karaj, localizada na região metropolitana. Em Teerã, um prédio responsável pela fabricação de componentes de centrífugas avançadas foi danificado. Já em Karaj, dois edifícios foram completamente destruídos; neles eram produzidas outras peças fundamentais para o funcionamento das centrífugas.

As instalações atingidas estavam sob monitoramento da AIEA, que acompanha de perto as atividades nucleares iranianas em meio às tensões envolvendo o programa atômico do país. Até o momento, o Irã não divulgou oficialmente o impacto dos ataques sobre sua capacidade de enriquecimento de urânio.

- Publicidade -

Veja Mais