Um homem em aparente surto psicótico causou momentos de tensão na noite de sexta-feira (27/6), dentro de um ônibus do BRT Sul que seguia em direção a Santa Maria, no Distrito Federal. Imagens registradas por passageiros mostram o suspeito ameaçando e agredindo usuários do transporte coletivo e uma agente do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
Nas gravações, passageiros relatam o comportamento alterado do homem desde que ele entrou no ônibus. “Desde que ele entrou, ele tá doidão”, diz um passageiro. Outra mulher completa: “Ele tá alucinado”. Já um terceiro desabafa: “Nossa, numa sexta-feira, todo mundo querendo chegar em casa”.
Em um dos vídeos, o homem aparece tentando ligar uma viatura do Detran, após entrar no veículo sem autorização. Enquanto uma agente falava ao telefone, ele tenta puxá-la para o meio da pista, agarrando-a pela blusa. Os passageiros gritam em defesa da servidora: “Ei, solta ela aí, rapaz. Solta!”. Ela tenta se desvencilhar, enquanto o homem insiste em segurá-la.
Segundo o Detran-DF, tudo aconteceu quando uma equipe da autarquia se deslocava para o Gama na viatura DT-758. No trajeto, eles avistaram um ônibus parado no acostamento da DF-001, próximo à região da Castelo Forte. O motorista do coletivo havia parado o veículo por segurança, depois que o homem começou a assustar os passageiros.
Ao perceber que o ônibus estava parado, a equipe do Detran parou para prestar apoio. Enquanto os agentes acionavam o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) para solicitar reforço da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o homem saiu correndo em direção à viatura, alegando que estava sendo perseguido e que alguém queria matá-lo.
Ele então tentou agarrar a agente e a puxar para a pista. Antes que a situação piorasse, populares intervieram e conseguiram imobilizá-lo até a chegada do resgate. O homem foi contido pelos bombeiros e levado em uma maca para atendimento médico.
De acordo com o Detran, ninguém ficou ferido e não houve danos à viatura. A Polícia Militar informou que não chegou a ser acionada durante o ocorrido, e, como não houve lesões, também não foi registrado boletim de ocorrência.