Na noite desta terça-feira (17), o vereador Maycon Moreira usou a tribuna da Câmara Municipal de Sena Madureira para fazer um pronunciamento firme em defesa de sua honra e para apresentar um pacote robusto de projetos e indicações, com destaque para a proteção das mulheres vítimas de violência e o combate à improbidade na gestão pública.
Logo no início de sua fala, Maycon lamentou a exposição nos meios de comunicação em decorrência de uma operação policial e classificou o caso como “perseguição política”. “Confio na justiça de Deus e na justiça dos homens. A verdade será restabelecida”, disse, ao mesmo tempo em que defendeu a si próprio e a seu irmão, empresário atuante no município.
Em seguida, o vereador destacou sua origem humilde, lembrou os 845 votos que recebeu nas urnas e afirmou que chegou à Câmara “sem padrinhos políticos”, ressaltando que muitos que deveriam apoiá-lo tentaram derrubá-lo.
Durante o pronunciamento, Maycon apresentou 20 requerimentos, entre eles 7 projetos de lei, 5 indicações, 2 anteprojetos e 6 ofícios, abordando especialmente temas voltados à defesa da mulher, à moralidade na administração pública e à qualidade de vida da população.
Entre os destaques, estão:
-
Anteprojeto de lei que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes de violência contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência para cargos públicos municipais;
-
Projeto “Sena Protege, Violência Zero”, que visa criar uma política pública intersetorial de combate à violência doméstica;
-
Prioridade de matrícula em creches e escolas para filhos de mulheres vítimas de violência;
-
Reserva de 8% das contratações públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade por violência doméstica;
-
Pedido de implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Sena Madureira.
Maycon também apresentou propostas voltadas à transparência e ética na política, como a vedação da nomeação de pessoas condenadas por improbidade administrativa e com contas reprovadas.
Na área da saúde, sugeriu a ampliação do horário da farmácia municipal até a meia-noite e a criação de um serviço de entrega de medicamentos para pacientes da zona rural, com canal via WhatsApp.
Outras indicações incluíram o retorno da biblioteca estadual ao município, a criação de uma Sala Google de tecnologia nas escolas municipais, o Dia Municipal do Administrador e a Política Municipal de Capacitação para Microempreendedores.
Por fim, o vereador anunciou projeto para garantir atendimento prioritário a advogados e advogadas em exercício profissional e a criação do Dia Municipal do Advogado.
“Podem tentar me derrubar, mas eu vou continuar trabalhando. Quem me persegue, recebe resposta com trabalho. Esses 845 votos têm que ser respeitados”, concluiu o vereador, sob aplausos de apoiadores presentes na sessão.