22 julho 2025

Moraes torna definitiva a prisão de Carla Zambelli, que perde mandato e pode ser extraditada

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Carla Zambelli diz que vai se apresentar às autoridades italianas, afirma portal
Deputada federal Carla Zambelli – Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste sábado (7) transformar em definitiva a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de reclusão por crimes ligados à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com isso, a parlamentar teve o mandato cassado e passa a cumprir pena imediatamente.

A decisão também determina que a Câmara dos Deputados seja comunicada oficialmente para que declare a perda de mandato da congressista. Além disso, Moraes solicitou ao Ministério da Justiça que inicie o processo de extradição da deputada, que deixou o país após ser condenada e está atualmente na Europa.

Zambelli foi considerada culpada por atuar como mentora da invasão ao sistema do CNJ, ocorrida em 2023. De acordo com a investigação, ela teria procurado o hacker Walter Delgatti Netto para inserir ilegalmente um falso mandado de prisão contra Moraes e alterar outros dados nos sistemas judiciais. A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que a ação tinha objetivos políticos e buscava descredibilizar o Judiciário.

A Primeira Turma do STF já havia confirmado a condenação da deputada na última sexta-feira (6), em decisão unânime. Com a nova ordem de Moraes, não será necessário aguardar a publicação do acórdão, e a execução da pena deve começar de imediato.

Mais processos

Além da condenação por crimes cibernéticos e falsidade ideológica, Zambelli ainda responde a outro processo no Supremo. Ela é acusada de porte ilegal de arma de fogo e ameaça, por ter sacado uma pistola e perseguido o jornalista Luan Araújo durante uma discussão política em São Paulo, no período das eleições de 2022. Seis ministros já votaram por sua condenação a 5 anos e 3 meses de prisão nesse caso, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Deputada está na Europa

Duas semanas após sua condenação, Zambelli deixou o Brasil. Em entrevistas recentes, ela confirmou que está na Europa, onde tem cidadania italiana. A defesa argumenta que a nacionalidade europeia dificulta sua extradição, mas a deputada já foi incluída na lista de difusão vermelha da Interpol e pode ser presa em qualquer país que coopere com o Brasil.

Com a decisão do STF, Carla Zambelli também perde os direitos políticos e foi multada em R$ 2 milhões.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias*

- Publicidade -

Veja Mais