23 dezembro 2025

Número de petistas e bolsonaristas empata pela primeira vez, mostra Datafolha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18/6) mostra um resultado inédito: brasileiros que se identificam como petistas são o mesmo número que  aqueles que se alinham ao bolsonarismo. Os dois grupos marcaram 35% de preferência, segundo levantamento realizado nos dias 10 e 11 de junho com 2.004 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com os dados, o grupo que se considera mais próximo do petismo,  ou seja, do partido de Lula (PT), caiu quatro pontos em comparação com a pesquisa anterior, feita em abril. Já os bolsonaristas cresceram na mesma proporção, subiram quatro pontos.

Veja as fotos

Reprodução: Band
Bolsonaro e Lula em debate presidencialReprodução: Band
Reprodução: YouTube/Canal Gov
Discurso de Lula em Paris nesta quinta-feira (5/6) foi repleta de críticas a Bolsonaro e avisos sobre a regulação das redes sociaisReprodução: YouTube/Canal Gov
Reprodução
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL)Reprodução
Canal Gov/Reprodução
Canal Gov/Reprodução
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Garnier teria colocado tropas da Marinha à disposição de BolsonaroFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além dos dois grupos principais, 20% dos entrevistados disseram que não se identificam nem com um lado, nem com o outro,  foram classificados como “neutros”. Outros 7% disseram que não se consideram nem petistas nem bolsonaristas, e 2% não souberam responder.     

Para chegar a esse resultado, o Datafolha usou uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “mais próximo de Bolsonaro” e 5, “mais próximo de Lula”. Quem respondeu 1 ou 2 foi considerado bolsonarista, e quem escolheu 4 ou 5, petista. Os que marcaram o número 3 foram classificados como neutros.

 

- Publicidade -

Veja Mais