27 julho 2025

Perito da Polícia Civil do Acre participa de capacitação nacional em análise de imagens e reconhecimento facial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
“Compreender como a imagem é formada permite identificar veículos, pessoas e analisar cenas com mais precisão. Hoje usamos IA para apoiar perícias faciais com confiabilidade técnica”, enfatiza Reneu Galdino, perito criminal da PCAC.

Com o objetivo de aprimorar as técnicas forenses utilizadas em investigações que envolvem imagens digitais, o perito criminal da Polícia Civil do Acre (PCAC), Reneu Galdino Andrade, está participando de dois cursos promovidos pela Polícia Federal, em parceria com a Academia Nacional de Polícia. As capacitações ocorrem no Centro Nacional de Difusão de Ciências Forenses (CNDCF), em Brasília (DF).

A primeira formação, Curso de Fundamentos e Análise de Conteúdo Aplicados à Perícias em Imagens, foi realizada entre os dias 19 e 30 de maio. Já o Curso de Perícias de Comparação Facial acontece de 2 a 6 de junho de 2025, reunindo peritos de todo o país.

Durante os treinamentos, são abordados temas como a formação e interpretação técnica de imagens digitais, identificação de distorções, reconhecimento facial com uso de inteligência artificial, além do emprego de softwares avançados que atribuem índices de confiabilidade às análises.

Representante da PCAC, o perito Reneu Galdino destacou a relevância da capacitação.

“Compreender como a imagem é formada e processada permite ao perito distinguir o que é real de possíveis distorções digitais. Isso aumenta nossa precisão na identificação de pessoas, veículos e outros elementos-chave de uma cena. Hoje, a tecnologia, como a inteligência artificial, já nos permite realizar análises com um grau muito maior de confiabilidade técnica”, explicou.

Para o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica da PCAC, Mário Sandro Martins, o investimento em capacitação é essencial para a modernização da segurança pública no estado.

“A qualificação contínua dos nossos profissionais garante a qualidade dos laudos e investigações. A participação do perito Reneu em cursos desse nível reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre com a excelência e a inovação científica”, afirmou.

Além do conteúdo técnico básico, os cursos também preparam os participantes para módulos avançados, que incluem temas como fotogrametria, medição de velocidade de veículos, análise vocal comparativa e detecção de edições em imagens.

Outro destaque da formação é o uso do software Peritus, desenvolvido pela própria Polícia Federal. A ferramenta permite recuperar imagens diretamente de HDs de gravadores digitais (DVR), mesmo em formatos brutos que não são compatíveis com os reprodutores convencionais.

A iniciativa representa um avanço significativo para a perícia criminal no Acre, ao alinhar práticas locais às tecnologias mais modernas disponíveis no país.

- Publicidade -

Veja Mais