26 julho 2025

PF apreende submarino do tráfico de drogas na Ilha do Marajó em ação inédita no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal, em operação conjunta com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB), apreendeu neste sábado (31) uma embarcação semissubmersível na região da Ilha do Marajó, no Pará. O equipamento seria utilizado para transportar cocaína da América do Sul com destino à Europa.

A ação é resultado de um trabalho conjunto das forças brasileiras e está ligada às investigações sobre uma embarcação semelhante interceptada em março deste ano em águas portuguesas. De acordo com as apurações, os dois veículos foram fabricados na mesma região do Pará, com o objetivo de facilitar o tráfico internacional de drogas por via marítima.

Essa é a primeira vez que a Polícia Federal realiza a apreensão de uma embarcação semissubmersível no Brasil, o que revela uma nova estratégia adotada por organizações criminosas para burlar a fiscalização no transporte transatlântico de entorpecentes.

Segundo a PF, a identificação e localização da embarcação só foram possíveis graças ao intercâmbio de informações de inteligência com agências internacionais. Participaram da cooperação a Polícia Nacional da Espanha, a Polícia Judiciária de Portugal e a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA).

As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar os envolvidos na construção, logística e financiamento da embarcação, bem como os operadores do esquema de tráfico.

A PF reforçou que seguirá atuando de forma firme e integrada para combater o crime organizado transnacional.

- Publicidade -

Veja Mais