12 dezembro 2025

PF deflagra Operação River Shield contra garimpo ilegal em terras indígenas de Rondônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a Operação River Shield, com o objetivo de combater o garimpo ilegal em áreas de proteção federal, especialmente na Terra Indígena Parque do Aripuanã, localizada em Rondônia, próxima à Terra Indígena Roosevelt.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Tangará da Serra (MT) e Redenção (PA), expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena (RO). A ação é resultado de uma investigação conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Vilhena.

As investigações tiveram início em novembro de 2023, durante a Operação Elementos, quando agentes localizaram balsas, acampamentos e diversos equipamentos usados na extração ilegal de ouro no leito do Rio Capitão Cardoso. Na ocasião, também foi apreendido um celular que, após perícia, apontou fortes indícios da participação de diversos indivíduos na exploração e comercialização de minério retirado de terras indígenas.

Segundo a PF, entre os investigados estão pessoas diretamente envolvidas na operação de balsas, na negociação com indígenas e na distribuição do ouro extraído de forma ilegal.

A operação desta sexta-feira teve como foco o recolhimento de mídias, aparelhos eletrônicos, documentos e registros financeiros que reforcem os elementos já obtidos pela investigação. A Justiça Federal também impôs medidas cautelares aos alvos, como a proibição de entrada em áreas indígenas e a restrição de contato entre os investigados e com testemunhas do caso.

- Publicidade -

Veja Mais