29 julho 2025

PF prende hackers responsáveis por ataques a sites do Judiciário

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (10) dois hackers suspeitos de participarem de um grupo criminoso que realizou ataques cibernéticos de negação de serviço (DDoS) contra sites de instituições públicas e privadas do Brasil. A operação Timeout cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná e Distrito Federal.

Entre os alvos dos ataques estavam os sites do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Aeroporto de Guarulhos. As ações dos hackers causaram instabilidade nos sistemas, afetando a prestação de serviços essenciais à população.

Os investigados, que atuavam com pseudônimos em fóruns clandestinos de compartilhamento de dados, são apontados como autores de diversos ataques a sistemas do Poder Judiciário, universidades públicas e empresas estatais. Segundo a Polícia Federal, o principal suspeito “atacou toda a República” e estava entre os mais procurados pela divisão especializada em crimes cibernéticos.

Durante as investigações, foram identificados indícios do uso de infraestrutura internacional para ocultar os endereços IP, além do uso de redes privadas virtuais (VPNs) e publicações com reivindicações em fóruns na deep web.

Os presos responderão por crimes como invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telemático, associação criminosa e divulgação de dados obtidos ilegalmente.

- Publicidade -

Veja Mais