O 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) deflagrou, na noite de sexta-feira (20), a Operação Saturação em Sena Madureira. A ação tem como principal objetivo combater a perturbação do sossego público, especialmente em locais conhecidos por aglomerações e denúncias recorrentes de barulho excessivo.
Durante a operação, os policiais intensificaram a fiscalização em estabelecimentos comerciais e pontos de encontro, promovendo ações como:
-
Fiscalização de bares, lanchonetes e casas de eventos;
-
Orientação aos proprietários e organizadores sobre as regras de silêncio;
-
Aplicação de multas e medidas administrativas nos casos de desrespeito à legislação;
-
Dispersão de aglomerações com potencial de gerar desordem ou incômodo à vizinhança.
A iniciativa está amparada no Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, que caracteriza como infração a perturbação do sossego por meio de gritaria, algazarra ou uso de som em volume abusivo. Em situações mais graves, equipamentos podem ser apreendidos.
De acordo com a Polícia Militar, a operação seguirá ativa nos próximos dias, com reforço das ações nos fins de semana e feriados — períodos com maior incidência de reclamações por barulho.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando casos de perturbação do sossego pelo número 190 ou diretamente na delegacia mais próxima.