Três empresas de internet foram apontadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como instrumentos usados pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) para impor um monopólio forçado de serviços em comunidades fluminenses. A Inovanet Telecom, a Networking Telecom e a S1 Telecom, que atua sob o nome comercial “Fibra Rio”, estão no centro da investigação que resultou em uma grande operação deflagrada nesta terça-feira (24/6).
Segundo as autoridades, essas empresas operavam com apoio direto do Comando Vermelho para eliminar a concorrência e obrigar moradores e comerciantes a contratar seus serviços. As táticas incluíam sabotagem de redes legítimas, ameaças, destruição de cabos e atuação com veículos descaracterizados. Em alguns casos, operários foram flagrados arrancando cabos de provedores rivais, sob escolta de veículos ligados à facção.
Leia também
-
Polícia desarticula monopólio da internet criado pelo Comando Vermelho
-
Homem que arrancou coração da tia recebe alta de hospital psiquiátrico
-
Quem é o homem que arrancou coração da tia e entregou para prima
-
Saiba onde homem que arrancou coração da tia vai morar após ser solto
Na Zona Oeste do Rio, por exemplo, a Fibra Rio foi vista retirando a infraestrutura de concorrentes à força, enquanto em Jardim Primavera, na Baixada, agentes documentaram em vídeo a destruição de redes por funcionários ligados à Inovanet e à Networking.
As três empresas são investigadas por participação em organização criminosa, receptação de equipamentos furtados, interrupção de serviços de telecomunicação e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil também encontrou depósitos com materiais roubados e veículos camuflados, usados para dificultar o rastreamento das ações.