Em um gesto simbólico e raro, a Torre Eiffel, principal cartão-postal da França, foi iluminada com as cores verde e amarela na noite desta quinta-feira (5) em homenagem à visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Paris.
A iniciativa partiu da Prefeitura de Paris, que comunicou à Embaixada do Brasil a intenção de prestar a homenagem, segundo informou o Itamaraty. A iluminação especial é reservada a ocasiões consideradas significativas para o país anfitrião e para a nação homenageada.
Lula desembarcou na capital francesa na noite da quarta-feira (4) e permanecerá no país até segunda-feira (9). Durante a agenda, o presidente teve um encontro bilateral com Emmanuel Macron, presidente da França. Um dos temas centrais da conversa foi o andamento do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Além da reunião com Macron, o presidente brasileiro também será homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris 8, em reconhecimento à sua trajetória política e social.
A iluminação da Torre Eiffel com as cores da bandeira brasileira marca simbolicamente a importância da relação diplomática entre Brasil e França, e reforça a imagem internacional do país durante a visita presidencial.