Anna Lima, de 51 anos, encontrou nas redes sociais uma forma de dividir truques e dicas para ajudar outras mulheres com os desafios do dia a dia. Entre os assuntos abordados com frequência pela atriz, a menopausa, que ainda é considerada um tabu em muitos contextos. Em entrevista ao portal LeoDias, a artista contou como faz para lidar positivamente com a fase natural na vida da mulher madura.
Para Anna, entrar na fase da menopausa gerou um misto de emoções: “Passei a ter insônia e oscilações de humor — duas coisas que eu nunca tinha experimentado antes. No início, achei que pudesse ser estresse”, relembrou.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Anna LimaReprodução/Instagram @annalima_real Anna LimaReprodução/Instagram @annalima_real Anna LimaReprodução/Instagram @annalima_real Anna LimaReprodução/Foto: Guilherme Lima
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
Adriane Galisteu defende lei nacional para tratamento da menopausa no SUS
Saúde
Após transplante de medula, Fabiana Justus enfrenta menopausa precoce
Famosos
“Experiência infeliz”, diz Carolina Ferraz sobre uso de chip da beleza
Vida e Estilo
“Falar sobre isso me libertou demais”, afirma Claudia Raia sobre menopausa
A atriz confessou que se assustou, na época, justamente pelo tabu e falta de informação no assunto: “Me assustei, sim. Isso foi há quatro anos e meio, e naquela época se falava muito pouco sobre o tema. O pouco que se ouvia, geralmente em conversas entre mulheres, era sempre de forma negativa”, declarou Lima.
Anna, porém, foi desmistificando as más impressões sobre a menopausa: “Hoje a medicina está muito mais avançada e voltada para a saúde da mulher, o que ajuda bastante a minimizar os sintomas — que antes eram muito mal falados. Busquei me informar, entender minhas opções e evitar ansiedade por falta de conhecimento”, disse.
A artista contou que a reposição hormonal foi uma aliada nesta fase de sua vida, mas pontuou que procurou orientação médica antes de se render ao método: “Foi [opção] e ainda é. Antes de começar, fiz um exame oncogenético — já que minha mãe faleceu de câncer aos 33 anos — para saber qual tipo de reposição seria mais indicada para mim”, destacou.
“Comecei a fazer reposição hormonal e também iniciei a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que tem sido essencial. Minha terapeuta maravilhosa me orientou muito, especialmente sobre a importância do sono. A privação do sono é muito prejudicial, então passei a cuidar da minha “higiene do sono”: uma hora antes de dormir, começo a desacelerar. Ou seja, busquei informação e passei a colocar em prática o que aprendi”, completou Anna.
Atualmente, ela afirma que debater sobre menopausa virou algo natural e longe de qualquer tabu: “Uma criança que menstrua não deixa de ser criança, assim como uma mulher que para de menstruar não deixa de ser mulher. Gosto de dizer: Calma! Tá tudo certo! [risos]. Não pode ter medo. Chegar aos 50 é um privilégio. Agora é hora de desfrutar”, frisou.
Por fim, Anna lima deu dicas para as leitoras portal LeoDias conviverem melhor com o processo que marca o fim da idade reprodutiva da mulher: “Cuide da sua saúde. Se prepare. E como? Buscando informação! A medicina está muito avançada. Se eu não estou sofrendo, você também não precisa sofrer. Pode acreditar”, concluiu.