O município de Sena Madureira registrou baixa procura durante o Dia D de vacinação contra o sarampo, realizado no último dia 15 de julho. De acordo com dados consolidados da campanha, apenas 150 pessoas foram imunizadas ao longo da ação.
O público-alvo incluía crianças a partir dos 6 meses até adultos de 59 anos, com foco especial em quem está com a caderneta de vacinação incompleta ou desatualizada. A meta era ampliar a cobertura vacinal e evitar surtos da doença, que pode causar complicações respiratórias graves, especialmente em crianças pequenas.

Os sintomas do sarampo incluem febre alta, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza e conjuntivite. A doença é altamente contagiosa, mas pode ser prevenida com a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
Disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina deve ser aplicada em duas doses: a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. Adultos que não foram imunizados na infância também devem procurar os postos de saúde para se proteger.