6 dezembro 2025

Aprovação de Lula sobe para 49,7% após resposta às tarifas impostas por Trump, aponta pesquisa Atlas-Bloomberg

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
© Ricardo Stuckert/PR

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a crescer e chegou a 49,7%, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pelo instituto Atlas em parceria com a Bloomberg. A desaprovação caiu para 50,3%, configurando um cenário de empate técnico entre os dois índices e consolidando a tendência de recuperação da imagem do presidente nos últimos meses.

O levantamento aponta ainda que a avaliação positiva do governo também subiu: 43,4% dos entrevistados classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, aumento de 1,8 ponto percentual. Já a avaliação negativa (“ruim” ou “péssima”) recuou para 49,4%, com queda de 1,8 ponto. Outros 7,2% consideram a administração regular. É a primeira vez desde abril que as avaliações negativas não são maioria com folga.

A pesquisa indica que essa melhora na percepção popular está relacionada, em parte, à reação do governo brasileiro às tarifas comerciais anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos do Brasil. Para 45% dos entrevistados, a resposta de Lula foi adequada. Por outro lado, 27,5% acharam que o governo exagerou, enquanto 25% consideraram a reação fraca.

Outro dado relevante aponta que 48% dos entrevistados confiam na capacidade do governo de negociar com os Estados Unidos para reverter as tarifas impostas. Esse sentimento de confiança reforça a percepção de que o Palácio do Planalto tem conduzido a crise comercial de forma competente.

- Publicidade -

Veja Mais