
Pelo menos 27 pessoas morreram neste sábado (19) após um barco de turismo virar durante uma forte tempestade na Baía de Halong, um dos destinos mais visitados do Vietnã. O acidente ocorreu por volta das 14h, horário local (4h da manhã no horário de Brasília), enquanto a tempestade tropical Wipha avançava sobre o país.
A embarcação transportava 53 pessoas, a maioria da capital Hanói, segundo informações do jornal vietnamita VnExpress. Até o momento, as autoridades não divulgaram oficialmente a nacionalidade dos passageiros.
Equipes de resgate conseguiram localizar 11 sobreviventes e, até a última atualização, haviam recuperado 27 corpos — entre eles, oito crianças — conforme informou a agência estatal de notícias do Vietnã, citando fontes locais.
A tempestade Wipha, o terceiro tufão a atingir o Mar do Sul da China neste ano, trouxe ventos intensos, chuvas fortes e relâmpagos, dificultando o trabalho das equipes de resgate e afetando também o tráfego aéreo no país.
O Aeroporto Internacional de Noi Bai, em Hanói, informou que nove voos tiveram que ser desviados para outros terminais e três partidas foram suspensas temporariamente por conta do mau tempo.
Turismo na região
A Baía de Halong, localizada cerca de 200 km a nordeste da capital vietnamita, é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país, famosa pelas paisagens de águas esverdeadas e formações rochosas entre pequenas ilhas. Os passeios de barco são uma das principais atrações da região, que recebe milhares de turistas todos os anos.
A tempestade Wipha deve continuar avançando e atingir a costa norte do Vietnã no início da próxima semana. As autoridades seguem em alerta e as operações de busca por possíveis desaparecidos continuam.