10 outubro 2025

Casa Branca sobre críticas de Lula: “Trump não está tentando ser imperador do mundo”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Casa Branca deu resposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo que Donald Trump não quer ser o “imperador do mundo”. A declaração do governo norte-americano foi repassada pela porta-voz, Karoline Leavit, após Lula conceder entrevista à CNN Internacional.

Na TV, o presidente Lula falou sobre a taxação de 50% imposta ao Brasil e lembrou que Donald Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e não para ser “imperador do mundo”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução Internet Donald Trump na Casa BrancaReprodução poder360.com.br Reprodução Internet Reprodução / Jose Cruz/ Agência Brasil

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Câmara aprova projeto que altera licenciamento ambiental após 21 anos

Política
“Se Lula sinalizar, eu negocio com o Trump”, diz Bolsonaro sobre tarifa dos EUA

Política
“Se fosse no Brasil, ele estaria sendo processado, como Bolsonaro”, diz Lula à Record TV

“Se vamos cobrar altas taxas no Brasil, é um problema do governo brasileiro. Se nós quisermos e eles não, podemos estabelecer uma negociação. É assim que o mundo funciona com multilateralismo, como o mundo do comércio funciona e como o Brasil funciona. O que não podemos é o presidente Trump esquecendo que foi eleito para governar os EUA, e não para ser o imperador do mundo”, disse Lula à CNN.

A Casa Branca rebateu afirmando que Donald Trump não é imperador, mas líder do “mundo livre”.

“Certamente, o presidente (Donald Trump) não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte para os Estados Unidos, e ele também é o líder do mundo livre”, disse a porta-voz da Casa Branca.

A taxação de 50% dos produtos brasileiros foi justificada pela Casa Branca como “defesa do interesse do povo americano”, uma postura que o presidente Donald Trump não vai abrir mão de ter.

Mais cedo, aqui no Brasil, o presidente Lula voltou a dizer que o Brasil não vai aceitar interferências internacionais em suas políticas. Desta vez, as falas de Lula foram ditas em discurso no 60º Congresso dos Estudantes, realizado em Goiânia (GO).

“Nós não aceitamos que ninguém, ninguém de nenhum país fora do Brasil, se meta nos nossos problemas internos que são dos brasileiros. Não é um gringo que vai dar ordem a este presidente da República”, disse Lula.

 

 

- Publicidade -

Veja Mais