Um casal de influenciadores de Santa Catarina foi denunciado ao Ministério Público (MP) por suposta prática de xenofobia, após publicar um vídeo nas redes sociais com críticas a migrantes de outros estados brasileiros. A postagem, feita no dia 10 de julho, gerou ampla repercussão e levou a uma onda de ataques e ameaças contra os criadores de conteúdo nas redes.
No vídeo, Jenifer Milbratz Stainzack e Cleiton Stainzack listam o que chamam de “quatro verdades” sobre o povo catarinense. Ao abordar a chegada de pessoas de outros estados, o casal afirma que certos grupos “nunca deveriam ter vindo” para Santa Catarina.
Em um dos trechos, eles dizem: “Se vier com jeitinho, corpo mole, volta enquanto é tempo”. O conteúdo ainda critica pessoas oriundas de estados “destruídos pela esquerda”, declarando que só são bem-vindas se estiverem dispostas a “trabalhar com dignidade”, rejeitando quem defende “agenda woke, ideologia de gênero e assistencialismo estatal”.
A vereadora de Florianópolis Ingrid Sateré Mawé (Psol) encaminhou denúncia ao Ministério Público, classificando o conteúdo como “grave episódio de incitação à discriminação e xenofobia contra migrantes”.
O caso segue sob análise do MP, que pode decidir pela abertura de investigação para apurar possíveis crimes previstos na legislação brasileira.