O Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou que está proibido o uso de anestesia geral, sedação ou bloqueios anestésicos em sessões de tatuagem. A medida foi publicada nesta segunda-feira (28/7) no Diário Oficial da União.
Segundo o texto da resolução, a restrição se aplica independentemente do tamanho ou da localização da tatuagem no corpo. A única exceção prevista é para procedimentos com finalidade médica, como intervenções de caráter reconstrutivo.
Veja as fotosAbrir em tela cheia MC Daniel toma anestesia geral para fazer tatuagem nas costas por 7 horas MC Daniel toma anestesia geral para fazer tatuagem nas costas por 7 horas MC Daniel toma anestesia geral para fazer tatuagem nas costas por 7 horas Foto – Instagram Ricardo Godoi em frente a um carro de luxoReprodução/Instagram
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Delegado afirma que influenciador morto após anestesia fez uso de anabolizantes
Saúde
Especialista explica riscos da anestesia geral após morte de influenciador
Notícias
Influenciador morre após aplicar anestesia geral para fazer tatuagem em SC
Famosos
MC Daniel toma anestesia geral para fazer tatuagem nas costas por 7 horas. Veja resultado
A medida foi tomada em meio a crescentes relatos de uso de anestesia em sessões de tatuagem, prática que vinha sendo popularizada inclusive por personalidades públicas. Um dos casos que chamaram a atenção foi o do empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, que faleceu em janeiro deste ano em um hospital particular de Itapema (SC), após supostamente ter sido submetido a anestesia geral antes de se tatuar.
Esse tipo de abordagem era adotado por alguns famosos. O cantor Igor Kannário, por exemplo, optou por “fechar o corpo” em apenas uma sessão. Já Rafaella Santos, irmã do jogador Neymar, tatuou um leão nas costas sob sedação.
Outro a relatar o uso de anestesia foi o cantor MC Cabelinho. “Contratei uma equipe médica, fechei uma sala de cirurgia, os médicos disseram que era possível e eu tomei anestesia geral, dormi por 8 horas, fiquei entubado, porque era nas costas. Tatuei as costas toda”, contou durante entrevista ao programa “Na Piscina com Fê Paes Leme”.
A morte de Godoi também reacendeu o debate sobre os limites e os riscos de aplicar anestésicos em procedimentos estéticos.
Entenda as diferenças
A anestesia geral é utilizada em ambiente hospitalar, com a presença de estrutura adequada e profissionais especializados. Durante o procedimento, o paciente perde totalmente a capacidade de respirar por conta própria e precisa de ventilação mecânica.
Já a sedação pode variar de leve a profunda. Ela reduz a percepção da dor e leva o paciente a um estado de sono, mas não impede que ele acorde durante o processo. Existem clínicas autorizadas pela Anvisa que podem realizar intervenções com esse tipo de sedação, desde que respeitem as normas sanitárias e os protocolos de segurança.
Com a nova norma, o CFM busca limitar o uso desses recursos a casos estritamente médicos, reforçando que procedimentos como tatuagens não justificam, por si só, o uso de anestésicos que apresentam riscos à saúde quando mal administrados.






