16 dezembro 2025

Desemprego no Brasil é o menor dos últimos 13 anos, revela IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A taxa do desemprego no Brasil cai para a menor taxa da série histórica verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 13 anos, no segundo trimestre do ano. Entre os meses de abril e junho, o desemprego foi de 5,8%, queda de 1,2% na comparação com o trimestre anterior. Isso significa que 1,3 milhão de pessoas conseguiram empregos formais – com carteira assinada – no período.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Carteira de TrabalhoFoto: Agência Brasil Reprodução Internet Reprodução MTE Reprodução Internet Reprodução Internet

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, garante Haddad sobre tarifaço

Política
Após tarifaço de Trump, Lula diz: “Sem soberania, o Brasil não existiria”

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, “6,3 milhões de pessoas estão sem emprego no país, o que representa uma queda de 17,4% em relação ao trimestre anterior, e um recuo de 15,4% em comparação com 2024”, diz o levantamento.

No período encerrado em junho, o total de pessoas empregadas foi estimado pelo IBGE em cerca de 102 milhões. O número é o melhor da série e representa alta de 1,8% na taxa de ocupação do país, que no ano já contabiliza mais de 2,4 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho formal. A população desocupada é de cerca de 6,3 milhões de pessoas.

Veja mais destaques da PNAD Contínua

População fora da força de trabalho: 65,5 milhões
População desalentada: 2,8 milhões
Empregados com carteira assinada: 39 milhões
Empregados sem carteira assinada: 13,5 milhões
Trabalhadores por conta própria: 25,8 milhões
Trabalhadores informais: 38,7 milhões
Taxa de informalidade: 37,8%

- Publicidade -

Veja Mais