A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de uso do Diu Mirena para prevenção da gravidez. Anteriormente, o uso do dispositivo intrauterino era indicado por um período máximo de cinco anos. Mas segundo a decisão publicada no Diário Oficial da União, o contraceptivo passa a valer por até oito anos.
A mudança foi baseada em um estudo apresentado em 2022, durante congresso do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), na Califórnia, que acompanhou mais de três mil mulheres e concluiu que a eficácia no oitavo ano de uso era a mesma do quinto ano.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Diu MirenaReprodução/Internet Reprodução/Internet Lula sanciona lei que garante tratamento para famílias que perderam bebêsReprodução/Freepik
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Após nascimento do 3º filho, Virginia Fonseca coloca implante contraceptivo
Saúde
Entenda o que é o “chip contraceptivo”, usado por Virginia como anticoncepcional
Redes Sociais
Fábrica fechada! Lorena escolhe contraceptivo após nascimento do 1º filho com MC Daniel
Famosos
À espera do 6º filho, Juliano Cazarré e esposa não são adeptos a contraceptivos
Segundo especialistas, os resultados do estudo clínico internacional Mirena Extension Trial foram surpreendentes. Cerca de 3.330 mulheres foram analisadas e apenas duas gestações foram registradas no período de uso estendido – uma no sexto e outra no sétimo ano com DIU.
Sendo assim, o prazo também foi revisto pela Anvisa e o novo tempo de uso já passa a valer no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o DIU está entre os métodos contraceptivos mais eficazes para a prevenção da gravidez, perdendo apenas para os métodos definitivos, como a vasectomia e a laqueadura.
Vale ressaltar que para as demais funções do Diu Mirena — como tratamento de sangramento menstrual excessivo e a proteção endometrial — a recomendação segue a mesma e o uso indicado por até cinco anos.






