O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio das contas bancárias de sua esposa, Heloísa Bolsonaro. Em declaração à Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (23), o parlamentar relatou que ela foi informada do bloqueio ao tentar realizar movimentações financeiras.
A medida ocorre dias após o próprio Eduardo ter tido as contas congeladas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, no sábado (19). O parlamentar relatou que percebeu o bloqueio ao tentar fazer transações via Pix.
Eduardo está nos Estados Unidos desde março, quando se licenciou do mandato parlamentar — a licença venceu no último fim de semana. Ele se tornou alvo de investigação na Corte por suposta articulação, em solo americano, para pressionar autoridades locais a adotarem sanções contra Moraes.
A movimentação já provocou reações do governo dos EUA contra o Brasil. O presidente Donald Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto, mencionando uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.