O município de Feijó, no interior do Acre, foi oficialmente reconhecido como a “capital do açaí”, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira (16). A medida leva em conta a expressiva produção do fruto na região, além da importância socioeconômica e da tradição cultural relacionada ao cultivo, beneficiamento e comercialização do açaí.
A lei, de autoria do deputado estadual Luiz Gonzaga, também sugere ações que podem ser adotadas pelo poder público para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do açaí, como:
-
Divulgação nacional e internacional da marca “Açaí de Feijó”;
-
Incentivo à realização de eventos, feiras e festivais temáticos;
-
Promoção de capacitações e assistência técnica voltadas a produtores e extrativistas locais.
Feijó já havia conquistado destaque nacional em 2023, quando o açaí produzido no município recebeu o primeiro registro de Indicação Geográfica (IG) do país. Concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o selo certifica a origem do produto e atesta que ele atende a rigorosos padrões de qualidade.
A conquista foi fruto de um trabalho conjunto do Sebrae no Acre, governo estadual, associações, produtores e agricultores da região, iniciado em 2021. Para obter a certificação, o produto passou por uma análise detalhada que incluiu diagnóstico regional e checagem da documentação exigida pelo INPI.