16 novembro 2025

Foragido há quase um mês, homem é condenado a 27 anos por homicídio em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Natanael do Nascimento Salgueiro está foragido — Foto: Arquivo/Iapen

Natanael do Nascimento Salgueiro, foragido há quase um mês, foi condenado a 27 anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado em júri popular realizado nesta segunda-feira (7), em Rio Branco. Ele é um dos nove detentos que escaparam do Complexo Penitenciário de Rio Branco no dia 19 de junho. Por conta da fuga, o julgamento ocorreu sem a presença do réu.

O crime pelo qual Natanael foi condenado aconteceu em abril de 2022. A vítima, Naldicley da Silva Soares, foi assassinada a tiros na Rua Primavera, no bairro Belo Jardim, região do Segundo Distrito da capital. Segundo o inquérito, Naldicley conversava com o tio em frente a uma igreja quando foi surpreendido por um homem em uma motocicleta branca, que o abordou, sacou uma pistola e efetuou os disparos.

Testemunhas relataram que o tio da vítima tentou intervir e chegou a atingir o criminoso com uma pedra, mas a arma falhou quando o suspeito tentou atirar novamente, facilitando a fuga do autor dos disparos. A vítima morreu no local, antes da chegada do socorro.

Antes dessa nova condenação, Natanael já acumulava 57 anos de pena por crimes como roubo e homicídio. Com a sentença atual, as penas somadas ultrapassam 84 anos, com previsão de cumprimento até julho de 2062. A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC) atuou na defesa, mas não se manifestou sobre o caso.

O juiz Alesson Braz, responsável pela sentença, determinou a expedição de novo mandado de prisão contra Natanael, que perdeu o direito de recorrer em liberdade. O caso foi encaminhado ao setor de capturas da Polícia Civil.

Fuga e buscas em andamento

As buscas pelos nove detentos que fugiram do presídio estadual já duram 23 dias, sem registros de recaptura até esta segunda-feira (7). Conforme o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), as forças de segurança seguem com as operações para localizar os foragidos.

Os fugitivos somam, juntos, mais de 400 anos em penas por crimes como homicídio, roubo e envolvimento com organizações criminosas. A fuga ocorreu no pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório, por volta das 6h da manhã.

As autoridades seguem investigando as circunstâncias da fuga e buscando pistas que levem ao paradeiro dos foragidos.

- Publicidade -

Veja Mais