Um homem de 35 anos foi baleado na mão, na manhã deste sábado (19), em circunstâncias que indicam uma possível punição imposta por membros de organização criminosa, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
A vítima, identificada como Helitor Altamar Leão, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informando que havia sido ferida por um disparo de arma de fogo. Ele foi encontrado às margens da BR-364, com um ferimento na mão direita.
Segundo relatou à polícia, Helitor foi até a casa de uma suposta namorada na noite de sexta-feira (18), no bairro Cidade do Povo, quando foi surpreendido por quatro homens armados. Os criminosos o renderam e o levaram para uma área de mata, onde passou a noite sendo ameaçado de morte. Ele afirmou que os suspeitos queriam forçá-lo a confessar envolvimento com facção criminosa. No entanto, ao amanhecer, o grupo resolveu libertá-lo nas proximidades do Ramal do Herculano.
A Polícia Militar foi acionada e uma equipe do 2º Batalhão foi ao local para levantar informações. Policiais do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) também deram apoio à ocorrência.
A principal suspeita é de que o tiro tenha sido uma forma de represália, por parte de membros de facção, contra a presença de alguém considerado estranho na região.
Após o atendimento inicial, Helitor foi estabilizado e encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo os socorristas, ele apresentava sinais de fraqueza, já que passou a noite sem se alimentar enquanto estava em cativeiro.
O caso poderá ser investigado pela Polícia Civil.