15 novembro 2025

Incêndio atinge área ambiental em Rio Branco e destrói mais de 20 hectares de vegetação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no combate ao incêndio de área de mata do Irineu Serra — Foto: Gustavo Oliveira/Rede Amazônica

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta terça-feira (8), uma Área de Proteção Ambiental (APA) no bairro Irineu Serra, região da parte alta de Rio Branco. As chamas consumiram mais de 20 hectares de vegetação e mobilizaram um grande efetivo do Corpo de Bombeiros do Acre.

O fogo teve início por volta do meio-dia, e após cerca de duas horas de intenso combate, as equipes conseguiram controlar o incêndio. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, a tropa que atuou na ocorrência integrava a Instrução e Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Já estávamos na fase final da INC, e mobilizamos todo o pessoal envolvido no treinamento para agir rapidamente e evitar que o incêndio atingisse outras áreas, inclusive residenciais”, explicou o coronel.

De acordo com o major Francisco Carlos Santos Freitas Filho, cerca de 58 bombeiros foram enviados para a região, unindo-se às demais equipes já no local. O major destacou a complexidade do combate, por se tratar de uma área alagadiça e com vegetação densa, além da proximidade com moradias.

Incêndio pode ser resultado de ação de vândalos — Foto: Gustavo Oliveira/Rede Amazônica

“Foi uma operação desafiadora, pois precisávamos agir em várias frentes, com estratégias diferentes. Em cerca de uma hora e meia conseguimos controlar as chamas nas cinco áreas críticas identificadas”, relatou.

A área total da APA tem cerca de 900 hectares. Apesar do prejuízo ambiental, o trabalho dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para residências próximas, garantindo a segurança dos moradores.

Ainda segundo o major, há indícios de que o incêndio possa ter sido causado por ação criminosa. “Moradores relataram que vândalos têm ateado fogo em pontos já controlados, o que tem dificultado nosso trabalho de contenção”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros segue em monitoramento da área e alerta para os riscos de queimadas, principalmente durante o período de estiagem.

Via G1 Acre.

- Publicidade -

Veja Mais