7 dezembro 2025

Kirchner recebe Lula em Buenos Aires e dispara contra Milei: “Desmontam a democracia passo a passo”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (3/7), em sua residência em Buenos Aires. A visita, que exigiu autorização prévia da Justiça argentina, ocorreu paralelamente à agenda oficial do presidente brasileiro na capital portenha, onde participa da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

Nas redes sociais, Cristina descreveu o encontro como um gesto simbólico de resistência política. “Lula também foi perseguido, também sofreu lawfare até ser preso, também tentaram silenciá-lo. Não conseguiram. Ele voltou com o voto do povo brasileiro e de cabeça erguida”, escreveu. Para ela, a visita do presidente do Brasil representa um “ato político de solidariedade”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Brasil assume liderança do Mercosul e promete foco em integração e sustentabilidadeReprodução/Agência Brasil Lula fez discurso contundente e altamente crítico nesta terça-feira (1º/07) durante lançamento do Plano SafraReprodução: YouTube/Canal Gov Lula falou sobre o decreto que eleva a alíquota do IOF em evento sobre dieselReprodução: YouTube/CanalGov Lula e Cristina KirchnerReprodução/Miguel SCHINCARIOL / AFP
Lula discursando no evento em registro da equipe de redes sociais do Governo FederalReprodução: Instagram/Lula

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, tem prisão decretada pela Suprema Corte

Mundo
Ex-presidente da Argentina, Kirchner, anuncia candidatura ao cargo de deputada

Política
Justiça argentina libera encontro entre Lula e Cristina Kirchner em prisão domiciliar

Política
Kirchner recebe Lula em Buenos Aires e dispara contra Milei: “Desmontam a democracia passo a passo”

No mesmo texto, ela aproveitou para criticar duramente o atual presidente Javier Milei e sua condução do país. “Nos custou demais construir a democracia argentina para permitir que agora, passo a passo, a desmontem”, disse.

Cristina ainda ironizou as recentes medidas econômicas do governo libertário. “Com essa onda polar que estamos passando… o que você faz? A única coisa que te ocorre é colocar outro aumento nas contas, mais 6,4%?”, questionou, se referindo à alta nas tarifas. “Tarifas nas alturas, aquecedores desligados, você falando que fez um bom trabalho no Mercosul… e deixou Mar del Plata sem gás”, completou.

Enquanto visitava a ex-presidente, Lula também cumpriu compromissos diplomáticos com outros líderes presentes na cúpula regional. Ele teve reuniões com os presidentes do Paraguai, Santiago Peña; da Bolívia, Luis Arce; do Panamá, José Raúl Mulino; além do ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel. O Brasil assumiu oficialmente a presidência rotativa do Mercosul nesta quinta.

- Publicidade -

Veja Mais