7 agosto 2025

Lula regulamenta uso da biometria para acesso a benefícios sociais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (23/7), durante o evento “Transformação Digital: um governo para cada pessoa”, um decreto que estabelece regras para o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais. A medida, fruto de lei já aprovada pelo Congresso, visa fortalecer a segurança dos cadastros e prevenir fraudes.

De acordo com o governo, mais de 150 milhões de brasileiros já têm biometria cadastrada nas bases federais, o que abrange grande parte dos beneficiários de programas como Bolsa Família, Farmácia Popular e previdência. A expectativa é que não haja correria aos postos de identificação, o cronograma de inclusão será definido por portaria dos ministérios da Gestão, do Desenvolvimento Social e da Previdência.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Lula regulamenta uso da biometria para acesso a benefícios sociaisReprodução/Freepik “Eles não voltarão”, diz Lula sobre aliados de Bolsonaro e admite nova candidatura em 2026Reprodução: Agência Brasil Fraudes no INSSReprodução: Adobe Stock O presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacionalReprodução: Governo Federal Aplicativo Meu INSSFoto: Pedro França/Agência Senado

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Especialista relembra luta de Preta Gil e defende direito à vida digna

Esportes
Jorge Jesus já causa no Al-Nassr e expulsa zagueiro fechado com o clube, diz jornal

TV
Jornal Hoje: César Tralli defende investimento em educação e valoriza papel dos professores

Política
Brasil oficializa apoio à ação que acusa Israel de genocídio em Gaza

Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, explicou que a medida “representa a institucionalização daquilo que o governo já vem fazendo. Mais de 90% dos pagamentos do Bolsa Família já são realizados com checagem biométrica pela Caixa”.

Na mesma cerimônia, Lula lançou o aplicativo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento com CPF como número único, e firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal. A iniciativa permitirá ampliar a coleta de biometria e facilitar o acesso ao novo documento, especialmente em áreas remotas, por meio de agências móveis da Caixa.

- Publicidade -

Veja Mais