7 dezembro 2025

Ministério da Cultura manifesta pesar pela morte de Preta Gil: “Sinônimo de força”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na noite do último domingo (20/7), o Ministério da Cultura publicou uma nota oficial lamentando a morte de Preta Gil. No comunicado, o órgão destacou o legado da cantora para a música brasileira, exaltou sua contribuição para a cultura nacional e prestou solidariedade à família de Gilberto Gil.

No comunicado, a pasta destacou a força da cantora e empresária na luta contra o câncer. “É com imenso pesar que o Ministério da Cultura (MinC) recebe a notícia da morte de Preta Gil. Aos 50 anos, a cantora e empresária foi incansável na batalha que travou contra o câncer. Seu nome virou sinônimo de força e esperança”, declararam.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Fernanda Torres homenageia Preta GilReprodução: Instagram/@oficialfernandatorres Bruno Gagliasso homenageia Preta GilReprodução: Instagram/@brunogagliasso Preta Gil morre na noite deste domingo (20/7)Divulgação Preta Gil se preparava para voltar ao Brasil após tratamento contra o câncerReprodução/Instagram: @pretagil Preta Gil começou seu longo tratamento contra o câncer em 2023Foto: Eduardo Paduan Reprodução/Agnews

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias
Assessoria de Preta Gil se pronuncia após morte da cantora: “Mulher à frente do seu tempo”

Redes Sociais
Bela Gil se despede da irmã mais velha, Preta Gil: “Maior grande perda”

Famosos
Ex-marido de Preta Gil lamenta morte da cantora com homenagem: “Iluminou minha vida”

Além de exaltar sua trajetória, o órgão relembrou que Preta Gil nasceu pouco após o retorno de seu pai do exílio durante a ditadura militar. Na nota, o Ministério destacou que sua carreira começou por trás das câmeras e ganhou destaque com o lançamento do primeiro álbum, “Prêt-à-Porter”, em 2003.

Entre os destaques de sua contribuição para a arte brasileira, o Ministério mencionou o sucesso “Sinais de Fogo”, composta por Ana Carolina e Totonho Villeroy, além de sua participação no grupo Tresloucados e dos álbuns lançados pela artista: “Preta” (2005), “Sou Como Sou” (2012) e “Todas as Cores” (2017).

Por fim, o Ministério destacou o impacto que a cantora teve na vida de todos. “Preta dividiu com o mundo seus múltiplos talentos e alegria de viver. Autêntica, bem humorada e dona de um pensamento crítico apurado, certamente, deixará saudades. O MinC se une aos familiares da artista nesta triste despedida. A resiliência e a coragem de Preta Gil serão lembradas”, afirmaram.

- Publicidade -

Veja Mais