Durante sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta terça-feira (15), o senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão se manifestou contra declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil.
Em tom enfático, Mourão declarou:
“Da mesma forma que eu não aceito que o Macron, a Greta ou o Leonardo DiCaprio venham meter a mão em assuntos do Brasil, também não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso que é interno nosso.”
A fala faz referência ao apoio público manifestado por Trump a Bolsonaro, que é alvo de investigações no país. Para Mourão, embora veja injustiça no tratamento dado ao ex-presidente brasileiro, a questão deve ser resolvida exclusivamente por brasileiros.
“Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há. Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso.”, completou o senador.
A declaração repercute em meio a um contexto político delicado, com lideranças internacionais e figuras públicas se posicionando sobre o cenário político e jurídico brasileiro.