Nikolas Ferreira convoca ato contra Lula e Moraes em BH: “Senão o Brasil vai quebrar”

Nikolas Ferreira convoca ato contra Lula e Moraes em BH: “Senão o Brasil vai quebrar”

Em meio à crescente tensão política envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) usou suas redes sociais nesta terça-feira (22/7) para convocar um protesto nacional com críticas diretas ao Judiciário e ao governo federal.

“Fora Lula e Moraes – senão o Brasil vai quebrar”, escreveu Nikolas em sua conta no X, ao anunciar a manifestação marcada para o dia 3 de agosto, às 10h, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O parlamentar, um dos principais nomes da bancada bolsonarista na Câmara, chamou o ato de “mobilização nacional”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Nikolas Ferreira é ferido no rosto durante tumulto com Bolsonaro na CâmaraFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Alexandre de MoraesReprodução: Agência Brasil O presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacionalReprodução: Governo Federal Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente do BrasilReprodução Palácio do Planalto é o local de trabalho habitual do presidente do Brasil desde o nascimento de Brasília, em 1960Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Nikolas Ferreira se pronuncia após ser alvo de denúncia do Ministério Público

Política
Nikolas Ferreira admite ter contratado designer de sobrancelhas como secretária

Política
Deputado André Janones tem mandato suspenso após treta com Nikolas Ferreira

Política
MP Eleitoral de Minas pede suspensão de direitos políticos de Nikolas Ferreira e Bruno Engler

A convocação ocorre poucos dias após declarações do ex-presidente Bolsonaro à agência Reuters, em que ele criticou sua inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamou Lula de “imbatível” sem sua presença na disputa e afirmou estar sendo perseguido politicamente. O ex-mandatário também responsabilizou Alexandre de Moraes pelas ações judiciais contra ele e aliados.

Nos bastidores de Brasília, a manifestação anunciada por Nikolas é vista como uma tentativa da ala bolsonarista de reacender o apoio popular em torno de pautas contra o Supremo e o governo petista. O uso de slogans como “Fora Moraes” já havia sido frequente nos protestos de 2021 e 2022 promovidos por apoiadores de Bolsonaro.

Críticos afirmam que a nova mobilização tem potencial para acirrar ainda mais a polarização política no país. Já aliados do deputado dizem que o ato é uma resposta legítima às decisões do STF e à condução econômica do governo Lula, que segundo eles ameaça “quebrar o Brasil”.

Até o momento, o Palácio do Planalto e o STF não comentaram oficialmente a convocação. O entorno de Lula avalia com cautela os movimentos do bolsonarismo, principalmente diante das investigações em curso sobre tentativa de golpe e articulações antidemocráticas durante o governo anterior.

A mobilização do dia 3 de agosto deve reunir apoiadores de direita e conservadores em outros estados. Ainda não há confirmação se Jair Bolsonaro participará presencialmente do ato.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Luiz Inácio Lula da SilvaNikolas FerreiraPOLÍTICAstfTSE