Nesta segunda-feira (14/7), a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Conferência Internacional de AIDS, realizada em Kigali, Ruanda, anunciou que os países já podem incluir o remédio recém-aprovado no plano de prevenção do HIV. recém-aprovado para prevenir HIV. O objetivo é ser uma ferramenta de combate à infecção devido ao vírus, principalmente para grupos vulneráveis e em regiões em que a doença ainda é alta.
O medicamento lenacapavir, uma injeção semestral, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos. “Essas novas recomendações foram pensadas para aplicação no mundo real. A OMS está trabalhando de forma próxima com os países e parceiros para apoiar a implementação”, declarou a diretora do Departamento de Programas Globais de HIV, Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS, Dra. Meg Doherty, em coletiva com a imprensa.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Cientistas registram avanço contra HIVFoto/Pexels Campanha “Amor e Prevenção Combinam” amplia acesso à prevenção do HIV e de outras IST’sCrédito: Pexels
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
No Dia dos Namorados, prefeitura e Metrô de SP realizam ação contra IST’s
Saúde
EUA aprovam 1ª vacina preventiva que promete revolucionar combate ao HIV
Famosos
Andressa Urach fala sobre HIV após surgir em posto de saúde com o filho
Saúde
Cientistas registram avanço tido como “impossível” na busca pela cura do HIV. Entenda!
Em 2022, o remédio foi aprovado para o tratamento de infecções específicas por HIV e, em estudo voltado à prevenção, apontou que diminuiu o risco de infecção, mostrando proteção de quase 100% contra o vírus.
“A primeira recomendação é que o lenacapavir, uma injeção de ação prolongada, seja oferecido como mais uma opção de prevenção para pessoas em risco de HIV, como parte de uma estratégia combinada de prevenção. Trata-se de uma recomendação forte, com nível moderado a alto de certeza nas evidências”, continuou a diretora. A segunda diretriz aconselha o uso de testes rápidos — como os caseiros — para triagem de HIV no começo, durante ou ao interromper o uso de medicamentos de prevenção de longa duração, conhecidos como profilaxia pré-exposição (PrEP).
Como o HIV é transmitido?
Relações sexuais sem proteção e compartilhamento de agulhas são as duas principais formas pelas quais a doença é transmitida. O vírus ataca o sistema imunológico e pode evoluir para a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), caso não tenha tratamento. De acordo com a OMS, 40 milhões de pessoas viviam com HIV até o fim de 2023.
O vírus ataca o sistema imunológico e, sem tratamento, pode evoluir para Aids. Segundo a OMS, cerca de 40 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo até o fim de 2023.






