
Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta segunda-feira (21) revela que a maioria dos brasileiros desconfia da destinação correta das emendas parlamentares. Segundo a pesquisa, 82% acreditam que esses recursos públicos são alvo de corrupção e não chegam de fato aos seus destinos.
Apenas 9% dos entrevistados disseram acreditar que as verbas chegam às cidades para as quais foram destinadas. Outros 9% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Falta de conhecimento sobre valores
A pesquisa também revelou que a maioria da população desconhece o valor total destinado às emendas. Quando questionados sobre os R$ 50 bilhões disponíveis para deputados e senadores indicarem aos municípios, 72% afirmaram não saber da informação. Apenas 27% disseram que sabiam, e 1% não soube ou não respondeu.
As emendas parlamentares têm sido foco de discussões sobre transparência e controle do uso dos recursos públicos no Congresso.








