7 dezembro 2025

PL se une para defender Zambelli de cassação na Câmara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), reuniu, nesta quarta-feira (2/7), a bancada do partido para defender a colega Carla Zambelli de cassação. A deputada está licenciada do cargo de deputada federal e foragida do país desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A condenação leva à perda automática do mandado parlamentar, de acordo com a Constituição. No entanto, cabe a Câmara dos Deputados declarar a perda do mandado e, para isso, o processo de cassação começa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Casa, onde os advogados da deputada apresentaram a defesa dela.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Carla ZambelliFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputadfos Carla ZambelliReprodução: Globo Carla ZambelliFoto: Reprodução Carla Zambelli e Walter DelgattiReprodução Câmara envia à CCJ processo de cassação de Carla Zambelli após condenação no STFReprodução: Agência Brasil

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Itália amplia buscas por Carla Zambelli, foragida após condenação no Brasil

Política
Zambelli reage a apoio na Paulista: “Povo não me esqueceu e guarda esse carinho por mim”

Política
Carla Zambelli tenta evitar cassação na Câmara após fuga para a Europa

Notícias
Hacker condenado com Zambelli cumpre pena ao lado de Robinho e outros presos famosos

A entrega dos documentos foi acompanhada por parte significativa da bancada do PL na Câmara.

“Diferentemente de alguns terem pensado, nosso partido tem estado ao lado da nossa guerreira Carla Zambelli. O PL estará ao lado de todos os seus soldados por mais feridos que eles estejam”, afirmou Sóstenes Cavalcante.

O líder do PL confirmou, ainda, que a atitude dos parlamentares da sigla foi em cumprimento a uma ordem do presidente nacional dos liberais, Valdemar Costa Neto. Além disso, Sóstenes Cavalcante esclareceu que o movimento do partido, em favor de Carla Zambelli, tem o conhecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A ordem foi clara do presidente Valdermar: nós fecharemos questão na defesa do mandado de Carla Zambelli. O presidente Valdemar jamais me daria uma ordem desta sem está devidamente alinhado com ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse o líder o PL.

Carla Zambelli está foragida na Itália e o seu nome já foi incluído na lista de procurados da Interpol. Os advogados da deputada alegam que ela não teve o direito de defesa preservado e esperam conseguir defendê-la na CCJ da Câmara, inclusive com a realização de acareações e depoimentos de pessoas que, segundo os defensores, não foram ouvidas durante o processo no STF.

- Publicidade -

Veja Mais