1 fevereiro 2026

Polícia Federal realiza operações contra crimes ambientais no Acre e sul do Amazonas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal intensificou, nas últimas duas semanas, suas ações de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais no Acre e no sul do Amazonas. Três operações foram realizadas nos municípios de Acrelândia, Manoel Urbano e Boca do Acre, como parte de uma estratégia nacional para proteger o bioma amazônico e as terras públicas federais.

As ações, chamadas de Usurpare III, Pyros I e Pyros II, resultaram em prisões, apreensões de equipamentos e destruição de maquinário usado nos crimes ambientais. Elas fazem parte do planejamento tático da PF para 2025 e demonstram o compromisso da instituição com a preservação ambiental.

Para reforçar a presença em áreas mais vulneráveis, a Polícia Federal montou uma base fixa em Boca do Acre (AM) e mantém outra estrutura ativa em Rio Branco (AC). Esses pontos funcionarão como centros logísticos e operacionais para ações contínuas e semanais até o final do ano.

As operações se concentram em regiões críticas, onde são recorrentes crimes como grilagem de terras, invasões de áreas públicas, desmatamento ilegal e o uso descontrolado do fogo para limpeza de terrenos. A meta da PF é identificar e responsabilizar não só os executores, mas também os mandantes dessas ações criminosas, garantindo a aplicação da lei e a proteção do meio ambiente.

- Publicidade -

Veja Mais