12 dezembro 2025

Preta Gil iniciou batalha contra o câncer há dois anos; relembre sua luta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A trajetória de luta de Preta Gil contra o câncer começou em janeiro de 2023, quando a cantora de 50 anos foi diagnosticada com adenocarcinoma no reto. Neste domingo (20/7), foi confirmado que a artista faleceu após o longo tratamento contra a doença. A descoberta, na época, aconteceu dias após ela sentir desconforto abdominal, que a levou a uma internação e à realização de vários exames no Rio de Janeiro.

Ao anunciar sua doença nas redes sociais, Preta revelou que logo iniciaria sessões de quimioterapia. Porém, no quinto ciclo, ela enfrentou um choque séptico grave, entrando em coma por horas na UTI, o que prolongou e complicou ainda mais o tratamento.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Preta Gil posta foto em hospital em agosto de 2023Reprodução: Instagram Gilberto Gil e Preta Gil durante tratamento da cantoraReprodução: Redes Sociais Francisco e Preta GilReprodução: Instagram Preta Gil recebeu alta da UTI no início do de 2025Reprodução: Instagram/Gilberto Gil Preta Gil fala sobre seu estado de saúde e a bolsa de colostomiaReprodução: Instagram Preta Gil foi submetida a um procedimento cirúrgico para “suturar uns pontos que tinham aberto no bumbum”Reprodução: Instagram

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita de Regina Casé: “Me sinto reenergizada”

Famosos
Em meio a tratamento, Preta Gil curte passeio com amigos em Nova York

Famosos
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita de amigos

Famosos
Flora Gil detalha tratamento de Preta Gil nos Estados Unidos e explica próximos passos

Meses depois, a artista passou por sua primeira grande cirurgia em agosto de 2023: uma histerectomia total abdominal para remoção do tumor, que teve resultado positivo, com ausência de células cancerígenas no exame patológico.

Em novembro, passou por uma segunda cirurgia para reconstrução do trato intestinal e retirada da bolsa de ileostomia que a ajudou durante o processo.

Em dezembro de 2023, Preta celebrou a conclusão do tratamento no intestino e iniciou a reabilitação médica, sendo orientada a manutenção do acompanhamento por pelo menos cinco anos.

Recaída e novas intervenções
Em agosto de 2024, veio uma notícia inesperada: o câncer retornou de forma agressiva, com metástases detectadas em linfonodos, ureter e peritônio. Preta retomou quimioterapia e pelo menos uma nova cirurgia foi realizada para remoção de novos tumores.

Durante esse processo, ela revelou ter passado por uma operação que durou 21 horas, realizada em 19 de dezembro do ano passado, para extirpar diversas formações cancerígenas espalhadas pelo corpo. A recuperação incluiu a instalação de uma bolsa de colostomia definitiva em janeiro de 2025, e alta hospitalar em fevereiro, após quase dois meses internada.

Intervenção médica avançada nos EUA
Buscando terapias inovadoras, Preta Gil viajou aos Estados Unidos em maio deste ano para participar de um protocolo clínico experimental ligado ao tratamento personalizado, especialmente em Washington e no Memorial Sloan Kettering.

Desde 10 de junho, a cantora fez uso de medicamentos em fase final de testes e relatou seu fortalecimento físico e emocional, destacando o suporte recebido de familiares e fãs.

Em fase de acompanhamento médico recentemente, ela seguiu firme na busca por cura, se envolvendo ativamente com seu público e reforçando a importância de vigilância e apoio em casos oncológicos.

Muito querida e amada, Preta Gil deixa um filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, fruto do antigo relacionamento com o ator Otávio Müller, familiares, amigos e fãs.

- Publicidade -

Veja Mais