9 dezembro 2025

Preta Gil: veja famosos que tiveram despedidas não convencionais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cantora Preta Gil emocionou os fãs ao compartilhar um desejo pouco convencional, mas profundamente simbólico: que sua despedida fosse no Theatro Municipal, com direito a um cortejo com trio elétrico. Nas redes sociais, a declaração voltou a ser compartilhada, gerando comoção e elogios.

A proposta acompanha uma mudança crescente nos rituais de luto. Famílias têm buscado formas mais personalizadas e afetuosas de homenagear seus entes queridos. Em alguns casos, o tom da despedida é mais próximo de uma celebração da vida do que da perda.

Leia também

4 imagensPreta Gil posa de look verde e cabelos soltos durante eventoPreta GilPreta Gil.Fechar modal.1 de 4

Preta Gil

2 de 4

Preta Gil posa de look verde e cabelos soltos durante evento

Instagram/Reprodução3 de 4

Preta Gil

Reprodução/Instagram @pretagil4 de 4

Preta Gil.

Reprodução/Internet.

Relembre algumas despedidas não convencionais de artistas

Dercy Gonçalves: A atriz foi sepultada em pé em clima de festa no mausoléu que mandou construir em Santa Maria Madalena, sua cidade natal. Houve participação de sambistas da Viradouro com samba-enredo em tributo à artista.

Aretha Franklin: A despedida da cantora, considerada a “maior cantora de todos os tempos”, teve quatro dias e apresentações de nomes como Stevie Wonder e Ariana Grande. Seu corpo estava vestido a cada dia com uma roupa, entre elas um vestido dourado.

Rita Lee: Velada no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, um dos locais preferidos da eterna diva da música com luzes de LED em vez de velas.

3 imagensRita Lee morreu em 2023Rita Lee nunca sonhou em ser artista e fugia de casa para cantarFechar modal.1 de 3

Rita Lee em cena do documentário Ritas

Divulgação / Ritas2 de 3

Rita Lee morreu em 2023

Divulgação / Documentário Ritas3 de 3

Rita Lee nunca sonhou em ser artista e fugia de casa para cantar

Reprodução/Max

Frank Sinatra: Foi enterrado com uma garrafa de uísque Jack Daniel’s, um maço de cigarros Camel, um isqueiro Zippo e moedas de dez centavos. Estas eram algumas das suas coisas favoritas e ele sempre tinha moedas de 10 centavos para usar em telefones públicos.

Janis Joplin: Em seu testamento, ela deixou tudo acertado para uma festa póstuma que durasse a noite toda após sua morte. Ela deixou US$ 2.500 para seus 200 amigos favoritos usarem para a festa em sua honra, incluindo seu agente, seu tatuador, a irmã e o noivo. A festa foi realizada na Lion’s Share, em San Anselmo, Califórnia, em 26 de outubro de 1970.

Exemplos não faltam. Segundo a Concessionária Reviver, já houve velório com bateria de escola de samba em homenagem a um diretor de agremiação. Em outra ocasião, picolés de uma marca tradicional foram distribuídos aos convidados porque era o favorito da pessoa que partiu. Também houve uma família que escolheu caminhos de coroas de flores brancas para receber amigos e familiares, em um gesto delicado de acolhimento e beleza até o local da despedida.

“Temos percebido um movimento em direção a despedidas mais significativas, que refletem quem a pessoa foi em vida”, explicou Sandra Fernandino, CEO da Reviver. “Há quem opte por música ao vivo, café para os convidados, pequenos bufês — tudo para que o momento do adeus seja também uma celebração do afeto e das memórias”, completou ela.

- Publicidade -

Veja Mais