5 dezembro 2025

Psicólogo revela os motivos por trás de términos sem explicação aparente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diva Gomes, ex-companheira do cantor e compositor Manoel Gomes, conhecido pelo hit “Caneta Azul”, desabafou sobre o término do relacionamento que durou cerca de dois anos e falou sobre abandono. Em entrevista ao “Balanço Geral”, da Record, ela afirmou que havia saído para fazer compras no supermercado e, ao voltar para casa, o artista maranhense já não estava mais lá.

Para falar sobre por que alguns rompimentos acontecem sem explicação, o portal LeoDias conversou com o psicólogo e escritor Alexander Bez. Segundo o especialista, nas relações amorosas, o sofrimento é uma constante e, em muitos casos, extremamente profundo.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Manoel Gomes, do hit “Caneta Azul”Divulgação Esposa de Manoel GomesReprodução/Instagram/@divagomesbr Esposa de Manoel GomesReprodução/Instagram/@divagomesbr Esposa de Manoel GomesReprodução/Instagram/@divagomesbr Manoel Gomes é famoso pelo hit “Caneta Azul”Reprodução/Instagram/@manoelgomesbr

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Diálogo e Empatia”: Paulinho fala sobre saúde mental após recusa de Tite no Corinthians

Carla Bittencourt
“Dona de Mim” mostra que burnout também atinge universitários e enaltece o SUS

Esportes
“Lavagem cerebral”: Danilo revela impacto do Guardiola e alerta sobre saúde mental

“Há situações em que o rompimento acontece de forma inesperada, sem que o parceiro ou parceira abandonada consiga identificar um motivo claro. Nesses casos, a origem costuma estar na esfera do inconsciente, o que dificulta, inclusive, a compreensão do término por parte de quem decidiu partir”, pontua.

Apesar da subjetividade de cada história, algumas hipóteses diagnósticas podem ser apontadas como recorrentes nesses casos, de acordo com Alexander. “Todas elas envolvem conteúdos inconscientes que acabam gerando um efeito colateral doloroso: o sofrimento de quem foi deixado”, destaca.

Entre as principais causas inconscientes de rompimentos súbitos, destacam-se:

Medo inconsciente de compromisso;
Receio de envolvimento afetivo e da responsabilidade a dois;
Ausência de um desejo íntimo-sexual genuíno;
Sensação de que o relacionamento avançou rápido demais, provocando um afastamento como forma de autoproteção;
Percepção, real ou distorcida, de que faltava empatia total na relação;
Fim da paixão ou a constatação de que o envolvimento era, na verdade, uma ilusão amorosa;
Perda da atração física e sexual;
Incapacidade emocional de se envolver de forma amorosa e passional;
Traços severos de imaturidade relacional, que frequentemente explicam separações repentinas e sem justificativas claras;

“E, em alguns casos, a presença de transtornos psiquiátricos, como surtos psicóticos ou manifestações de bipolaridade. Por trás de relações rompidas sem explicação aparente, há sempre camadas profundas da psique que merecem ser compreendidas, não apenas para ressignificar a dor do abandono, mas para abrir caminhos de autoconhecimento e cura emocional”, emenda o psicólogo.

Falta de sentimento e atenção
Além dos fatores mencionados pelo especialista, pode haver também a “falta de sentimento” e de atenção. “Quando isso acontece, evidencia-se também uma carência de caráter, uma vez que não há vínculo afetivo verdadeiro. Consequentemente, surge na outra pessoa uma sensação de ‘não importância’, o que aumenta o desinteresse e, com isso, desenvolve-se um sofrimento profundo e, muitas vezes, um verdadeiro desespero na mulher que foi deixada”, informa.

Ainda de acordo com Alexander Bez, essa sensação de abandono se agrava com a ausência de diálogo e a escassez de contato, o que intensifica todo o quadro emocional. “No entanto, o psicodiagnóstico diferencial, para saber se estamos diante de alguém idôneo no campo conjugal, está na ‘intenção’, ou seja, muitas vezes, já existia previamente a intenção de abandono. Isso se torna ainda mais evidente, que também podem ter ocorrido de forma premeditada, revelando assim a ausência de idoneidade”, conclui.

- Publicidade -

Veja Mais