Na próxima segunda-feira (7/7), é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Apesar da fama de vilão, a iguaria – amplamente amada e considerada uma das guloseimas mais populares em todo o mundo – pode ser uma aliada da beleza, segundo a dermatologista Raphaella Marques. Em entrevista ao portal LeoDias, a especialista explica que o chocolate, especialmente o amargo, com mais de 70% de cacau, pode trazer benefícios reais à aparência da pele quando consumido com moderação.
Um estudo publicado em 2024, pela revista científica Molecular and Cellular Biochemistry, revelou que o consumo diário de cacau rico em flavonoides por 12 semanas melhora a hidratação da pele e reduziu sinais visíveis de envelhecimento, como rugas, em adultos de meia-idade. Com base nesta informação, a médica aponta que os efeitos positivos estão associados à alta concentração de antioxidantes naturais do cacau.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Chocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da belezaChocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da beleza -Pexels Chocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da beleza – Pexels Chocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da beleza – Pexels Chocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da beleza – Pexels Chocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da beleza – Pexels
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
Nutricionista de Jojo revela detalhes da nova fase da dieta da influenciadora
Famosos
“Fiz dietas a vida inteira e notei que me violentei”, desabafa Fabiana Karla
Carnaval
“Não queria chegar magrinha”, diz Lore sobre dieta do “engorda” para o Carnaval
Carnaval
“Dieta restritiva”, diz Luciana Gimenez após ter nutricionista morando em sua casa
“O chocolate amargo contém flavonoides, que combatem os radicais livres, ajudam a controlar processos inflamatórios e favorecem a microcirculação cutânea. Isso resulta em uma pele mais viçosa, com melhor elasticidade e até mais protegida contra a radiação ultravioleta”, informa.
Consumo exige atenção
Apesar da boa notícia, o consumo exige atenção, alerta Raphaella. Segundo a dermatologista, o chocolate ao leite e versões com alto teor de açúcar e gordura hidrogenada podem piorar quadros de acne e aumentar a oleosidade da pele. “Por isso, prefira opções com pelo menos 70% de cacau e, ainda assim, em pequenas quantidades. Um quadradinho por dia já é suficiente para se beneficiar dos compostos bioativos sem sobrecarregar o organismo”, salienta.
Além dos efeitos antioxidantes, os flavonoides do cacau também atuam estimulando a produção de óxido nítrico, uma substância que dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação. “Isso contribui para a nutrição adequada das células da pele, favorecendo a renovação celular e a uniformidade do tom cutâneo”, emenda a especialista.
“O chocolate amargo pode ser um aliado da beleza, mas sempre integrado a uma rotina de saúde mais ampla. Beleza verdadeira vem de dentro para fora, e isso também passa pelas escolhas que fazemos à mesa”, conclui Raphaella.






