8 outubro 2025

Série revela bastidores do crime que tirou a vida de Rafael Miguel e seus pais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A plataforma Max confirmou para o dia 31 de julho o lançamento da série “O Assassinato do Ator Rafael Miguel”, que promete explorar os desdobramentos do triplo homicídio ocorrido em 2019. Dividida em três episódios, a produção mergulha nos detalhes do crime que tirou a vida do jovem ator e de seus pais, reunindo entrevistas inéditas e depoimentos comoventes, inclusive o da então namorada de Rafael, Isabela Tibcherani, filha do autor dos assassinatos.

A série é dirigida por Mauricio Dias, com roteiro de Guilherme Cesar e produção da Grifa Filmes, sob supervisão da Warner Bros. Discovery. Além de reconstituir o dia do crime, o documentário percorre a longa caçada ao assassino Paulo Cupertino, capturado após mais de três anos foragido, período no qual passou por diferentes estados do Brasil utilizando disfarces como barbas falsas, bengalas e identidades inventadas.

Veja as fotosAbrir em tela cheia “O Assassinato do Ator Rafael Miguel”, série da HBO MaxReprodução: Max Filha de Cupertino diz em júri que pai a prendeu por 8 meses ao saber de Rafael MiguelReprodução: Arquivo pessoal Filha de Cupertino diz em júri que pai a prendeu por 8 meses ao saber de Rafael MiguelReprodução: Redes Sociais Trecho da carta escrita por Paulo CupertinoReprodução: Metrópoles Isabela Tibcherani e Rafael MiguelReprodução: Instagram

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias
Ex de Paulo Cupertino relata agressões e acusa réu de matar ator Rafael Miguel

Notícias
Cupertino se compara a Lula e Bolsonaro em julgamento pela morte de Rafael Miguel

Notícias
Caso Rafael Miguel: Advogado de Paulo Cupertino explica motivo de demissão durante julgamento

Notícias
Acusado de matar Rafael Miguel escreve carta para Tribunal de Justiça e pede liberdade

No episódio mais impactante da série, Isabela quebra o silêncio e relata como era a convivência com o pai, o descrevendo como um homem controlador, violento e abusivo. A produção também explora a relação de Isabela com Rafael, o sofrimento da jovem após a tragédia, e os impactos psicológicos de ter perdido o namorado e os sogros, vítimas do próprio pai.

O assassinato aconteceu na tarde de 9 de junho de 2019, quando Rafael, então com 22 anos, foi à casa da família da namorada, acompanhado dos pais, João Alcísio e Miriam Selma, para levá-la a um compromisso. Ao chegarem ao local, o trio foi surpreendido por Cupertino, que efetuou 13 disparos, matando os três à queima-roupa na porta da residência, na zona sul de São Paulo. Rafael foi atingido por sete tiros, seu pai por quatro, e sua mãe por dois.

Apesar de negar envolvimento no crime até o fim do julgamento, Paulo Cupertino foi condenado em maio deste ano a 98 anos de prisão, após decisão do júri popular. A investigação mobilizou mais de 300 diligências policiais até sua prisão, ocorrida em 2022.

Conhecido nacionalmente por interpretar o personagem Paçoca no remake de “Chiquititas”, de 2013, Rafael Miguel também ganhou fama ainda criança ao estrelar um comercial em que pedia à mãe para comer “brócolis”. A série documental revisita sua trajetória, a repercussão nacional do crime e o andamento dos julgamentos, além de apresentar um olhar sensível sobre as cicatrizes deixadas pelo caso.

- Publicidade -

Veja Mais