13 agosto 2025

Tarcísio prepara alívio fiscal e crédito subsidiado para empresas afetadas por tarifa dos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante agenda no interior de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, nesta terça-feira (22/7), um pacote emergencial voltado a empresas paulistas afetadas pela nova política tarifária dos Estados Unidos. A partir de 1º de agosto, produtos brasileiros estarão sujeitos a uma sobretaxa de 50%, conforme anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Entre as ações planejadas pelo governo estadual está a liberação de créditos acumulados de ICMS para exportadoras. A medida será acompanhada por uma nova linha de crédito com juros subsidiados, voltada aos setores mais afetados pelo tarifaço.

Veja as fotosAbrir em tela cheia TPSOL protocola novo pedido de impeachment de Tarcísio por apoio a medidas de TrumpReprodução: Agência Brasil Donald TrumpFoto: Brendan Smialowski/AFP Tarcísio de Freitas na Festa do Peão de AmericanaPortal LeoDias Donald TrumpReprodução: YouTube Governador de São Paulo, Tarcísio de FreitasFoto: Ciete Silvério/Governo do Estado de São Paulo

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Subserviência servil às elites”, diz Eduardo Bolsonaro sobre Tarcísio

Notícias
“Uma das principais festas do estado”, celebra Tarcísio de Freitas sobre Americana

Política
Bolsonaro admite estragos da tarifa de Trump contra o Brasil, mas prioriza anistia

Notícias
Bolsonaro confia que Luiz Fux votará à favor da anistia a condenados do 8 de janeiro

“Vamos aumentar o fundo garantidor para facilitar o acesso ao crédito e lançar uma linha mais robusta, com juros menores”, disse Tarcísio, durante cerimônia do Programa Casa Paulista em Rio Claro (SP). “Também faremos uma grande devolução de crédito de ICMS, para que essas empresas tenham recursos para atravessar esse período crítico.”

A nova tarifa foi anunciada dias após a cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro, onde Lula defendeu o uso de moedas alternativas ao dólar em transações comerciais multilaterais. O gesto de Tarcísio, portanto, surge como tentativa de resposta regional imediata ao possível impacto econômico direto sobre o setor exportador paulista.

 

- Publicidade -

Veja Mais