Um trabalhador de Epitaciolândia (AC) faleceu após ser atingido por uma tora de madeira enquanto atuava em uma serraria no Departamento de Pando, na Bolívia. O acidente ocorreu na tarde da última segunda-feira (21), e a vítima, identificada como Luis Liotti, de 50 anos, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito na madrugada desta terça-feira (22).
Segundo informações de colegas de trabalho, Liotti realizava o empilhamento de troncos quando uma das toras se desprendeu durante o carregamento de um caminhão, atingindo-o com violência e prensando-o contra outras madeiras.
Mesmo socorrido com vida e encaminhado inicialmente ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasiléia, o trabalhador precisou ser transferido para Rio Branco devido à gravidade dos ferimentos. Durante o trajeto, no entanto, seu estado de saúde se agravou, obrigando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a levá-lo ao Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri. No local, Liotti sofreu múltiplas paradas cardíacas e, apesar dos esforços das equipes médicas, não resistiu.
Natural de Formosa do Oeste (PR), Liotti morava em Epitaciolândia, onde vivia com a companheira Maria Raimunda Silva, de 61 anos, e uma neta de 12 anos que criava como filha. O corpo foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Brasiléia e será velado no bairro Beira Rio, em Epitaciolândia.
O acidente ocorreu nas dependências da Empresa Ema Pando, localizada na Carretera de Porvenir, e poderá ser alvo de investigação por autoridades trabalhistas tanto do Brasil quanto da Bolívia, por envolver um cidadão brasileiro em território estrangeiro. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre o ocorrido.