7 dezembro 2025

Trump usa inteligência artificial para atacar Obama após novo relatório de espionagem eleitoral

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou no último domingo (20/7) em sua rede Truth Social um vídeo gerado por inteligência artificial que mostra o ex-presidente Barack Obama sendo preso dentro do Salão Oval da Casa Branca. Na montagem, Obama aparece sendo algemado por agentes e, em seguida, vestindo um macacão laranja em uma cela. A cena simulada termina com a legenda escrita por Trump: “Ninguém está acima da lei”.

A publicação ocorreu um dia após a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, divulgar um relatório com acusações contra o ex-presidente democrata. Segundo o documento, Obama e ex-integrantes de seu Gabinete de Segurança teriam supostamente manipulado informações relacionadas à interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016, vencidas por Trump.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Barack Obama quando presidente da maior potência mundialReprodução O presidente Donald TrumpReprodução: CNN Barack e Michelle ObamaReprodução / Instagram: @barackobama Donald TrumpFoto: Doug Mills/The New York Times Donald TrumpReprodução: Instagram

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Obrigado por existir”, escreve Bolsonaro após receber apoio de Trump

Política
“Um atentado à economia”, diz Alckmin sobre Bolsonaro e tarifaço de Trump

Política
Além da tarifa, Trump agora ameaça o Pix; entenda o novo conflito com o Brasil

Famosos
Boatos, indiretas e risos: Michelle e Barack Obama debocham de suposta crise

Gabbard defende que Obama e seus ex-colaboradores sejam formalmente processados. De acordo com ela, o grupo teria atuado para sustentar a tese de que a vitória de Trump na eleição foi resultado de ações orquestradas por Moscou, argumento que, segundo o relatório, teria sido construído com base em dados omitidos ou distorcidos pela administração democrata.

O vídeo postado por Trump utiliza recursos de deepfake, tecnologia que combina inteligência artificial e edição para gerar imagens ou vídeos altamente realistas  e faz parte de uma série de publicações recentes em que o republicano busca rebater acusações antigas envolvendo a Rússia, ao mesmo tempo em que reaquece o debate sobre possíveis responsabilizações de autoridades da era Obama.

 

- Publicidade -

Veja Mais