Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado atenção dos moradores de Saquarema, na Região dos Lagos (RJ). As imagens mostram um menino praticando atos de vandalismo em um supermercado no bairro Bacaxá, episódio mais recente de uma série de ocorrências que têm causado preocupação entre comerciantes e a população local.
Segundo a Polícia Militar, agentes do 25º BPM (Cabo Frio) foram acionados na segunda-feira (14) após o garoto quebrar objetos e lançar alimentos ao chão e contra clientes e funcionários do estabelecimento. O Conselho Tutelar foi chamado e levou o menor de volta para casa.
Moradores relatam que não é a primeira vez que o menino se envolve em situações violentas. Ele já teria agredido pessoas, danificado lojas e até causado prejuízos a uma viatura da PM. “Só eu já vi esse menino destruindo lojas em Bacaxá umas 10 vezes. Impressionante como ninguém toma providência. Os lojistas ficam reféns porque é menor de idade”, desabafou um morador nas redes sociais.
Há também relatos de que o menino teria agredido uma mulher grávida e tentado tomar a arma de um policial militar, aumentando a indignação da comunidade.
Por ser menor de 12 anos, ele não pode ser responsabilizado criminalmente, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nestes casos, o procedimento é o encaminhamento ao Conselho Tutelar, que avalia a aplicação de medidas de proteção.