O portal LeoDias obteve com exclusividade informações repassadas pelo advogado Fabio Pagnozzi, defesa da deputada federal Carla Zambelli. Na manhã desta quinta-feira (31/7), aconteceu uma reunião com o advogado da parlamentar na Itália, Pieremillio Sammarco. Segundo os defensores, Zambelli está bem, completamente “serena” e “com esperança” quanto ao andamento de seu caso.
Até o momento, a parlamentar ainda não prestou depoimento à Justiça italiana, mas terá uma audiência de custódia marcada para esta sexta-feira (1º/8), quando o juiz deverá dar início à análise formal do processo. A defesa afirma que há possibilidade de concessão de medida cautelar, o que poderia resultar em liberdade provisória, ainda que defensiva, até que sejam definidos os próximos passos.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Carla ZambelliFoto: Mário Agra/Câmara dos Deputados Presídio onde Zambelli está, Germana StefaniniReprodução: YouTube/Associazione Antigone Carla ZambelliReprodução: Globo Alexandre de MoraesReprodução: Agência Brasil Carla Zambelli e Walter DelgattiReprodução: Redes Sociais Jair BolsonaroFoto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
Carla Zambelli descarta candidatura na Itália após deixar o Brasil
Política
Zambelli se entregou às autoridades italianas, diz defesa
Política
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Política
De acusada a presa pela Interpol: entenda a linha do tempo da queda de Carla Zambelli
Carla Zambelli está detida na prisão feminina Germana Stefanini, localizada dentro do complexo de Rebibbia, na zona nordeste de Roma, um dos maiores centros penitenciários da Europa. A unidade abriga atualmente aproximadamente 369 mulheres, operando com cerca de 37% acima de sua capacidade oficial. A parlamentar está numa cela compartilhada com outras quatro presas, conforme relatado pela defesa ao portal LeoDias, confiante no processo e das tratativas com a Justiça. Além disso, os medicamentos que Zambelli toma não foram permitidos no estabelecimento em que ela se encontra, conforme a defesa.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão no Brasil, por falsidade ideológica e invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes que seus recursos fossem esgotados, ela deixou o país e viajou à Itália, onde possui cidadania . A detenção em Roma ocorreu após cooperação internacional, incluindo a participação do deputado italiano Angelo Bonelli, que localizou sua residência e alertou as autoridades.
O presídio Germana Stefanini tem histórico marcado pela superlotação e já abrigou criminosos de alta periculosidade, incluindo mafiosos e terroristas. A unidade também inspirou obras literárias e registrou nas últimas décadas casos de gravidez e até mortes dentro das celas. O complexo conta com biblioteca, teatro, áreas verdes e setores para mães e reabilitação educacional.
De acordo com os advogados, Zambelli mantém contato constante com Perimilio, que representa solo italiano, bem como com sua equipe jurídica no Brasil. A decisão judicial poderá estabelecer se ela continuará presa ou seguirá com medidas cautelares até eventual extradição.






